domingo, 16 de março de 2014


Em determinado momento dessa segunda parte de NINFOMANÍACA, a protagonista Joe parece cabal em sua análise sobre a participação do personagem de Stellan Skarsgard (que me parece um alter-ego do diretor Lars Von Trier) no filme: "acho que essa foi uma das suas digressões mais fracas". E, infelizmente, foi. Lars nunca foi unanimidade no mundo cinematográfico mas certamento já inquietou os mais interessados em um cinema que foge do piloto automático. Mas se a primeira parte do filme pecava pelo desarranjo de metáforas espalhas ao longo de suas duas horas de duração, o mesmo não se pode concluir com esse encerramento, bem melhor em relação ao apresentado na primeira metade - ainda distante do melhor cinema de Von Trier. 

O Volume 2 começa sua narrativa exatamente do ponto em que o Volume 1 se findou e leva o espectador até o início da ação desse mesmo volume, que começava com a personagem de Charlotte Gainsbourg subjugada num beco parisiense. Lars oferece um discurso algumas vezes aborrecido e pedante sobre o drama de sua protagonista, com insinuações pretensiosas e desconexas, mas finalmente assume partido sobre aquilo que apresenta (justamente o que faltava no panorama sem rumo do filme inicial), e não me parece vergonhoso que queira defender o direito de sua personagem de entregar-se ao sexo como bem entende - recebendo as pedras da sociedade que a julga todo o tempo. É uma condição que leva a uma escolha e somente esta (e suas ações e consequências) e não aquela, pode ou deve ser questionada. O final do filme, particularmente bastante interessante, justifica todos os momentos vividos por Joe em suas duas partes.

E mesmo com todas as oscilações das narrativas capitulares, o diretor traz para a tela dois momentos grandiosos: a releitura do inesquecível prólogo do excepcional ANTICRISTO, dirigido por ele mesmo em 2009, ao som da ópera Lascia ch'io Pianga (que acredito poder revelar mais que uma analogia simples - lembram que a Charlotte e Dafoe eram simplesmente "ele" e "ela"?); e a regravação de "Hey Joe", que toca nos crédito finais, na voz super sensual da protagonista Charlotte Gainsbourg. 
_____________________________________________________________________

Para ver: NINFOMANÍACA - VOL. 2 (Nymphomaniac: Vol. II, 2014, de Lars Von Trier). Com Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgard, Shia LaBeouf, Christian Slater, Willem Dafoe, Jamie Bell.
Cotação:



_____________________________________________________________________
NINFOMANÍACA - VOL. 2 está em cartaz no Cine Jardins. Confira os horários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário